25 de julho de 2012

TAXBACK NO MÉXICO - DEVOLUÇÃO DOS IMPOSTOS AOS TURISTAS





Um programa denominado Devolução de Impostos ao Turista Estrangeiro acaba de entrar em funcionamento no México e a partir de agora todo visitante corporativo, participantes de grupos ou convenções está isento de qualquer tipo de taxa.

Publicado no último dia 7 de junho no Diário Oficial da Federação, a medida beneficiará também os passageiros de cruzeiros marítimos.

“Trata-se de uma boa notícia que já foi formalizada, o México está agora dentro do programa de taxback. 40 países do mundo tem este programa de retorno de imposto e isso é um grande passo para o turista internacional que terá oportunidade de viajar ao México e ter os retornos dos impostos. É uma grande oportunidade para incrementar o número de turistas e 553 mil para 2018”, disse com exclusividade ao DIÁRIO, a diretora do Conselho de Promoção do México no Brasil, Diana Pomar Pavón.

O programa que é uma prática internacional tem alguns números. Do final de 2009, até este mês de junho, a Taxback devolveu mais de 56 milhões de pesos a mais de 58 mil turistas de 124 países do mundo. Esta quantidade de reembolsos gerou uma movmentação de 754 milhões de pesos incluindo IVA dentro do país (México).

Segundo informações do Ministério do Turismo do México, a média de compra por turista é acima de $3 mil pesos e onde mais se vende é no estado de Quintana Roo.

O que os turistas mais compram são óculos escuros, jóias e equipamentos eletrônicos como laptops e câmeras fotográficas.



Como funciona?


Quando um turista realiza compras, nas lojas entregarão uma fatura com o RFC para estrangeiros (XEXX010101000). Junto com seu voucher do cartão de crédito (se pagar com cartão) chegue ao aeroporto em qualquer guichê da Taxback, solicitando sua devolução. Apresente também seu passaporte, cartão de embarque e preencha o formulário de solicitação. Dentro de 40 dias será creditado no seu cartão de crédito o IVA correspondente as suas compras.



Fonte: Diário do Turismo