21 de agosto de 2012

DICAS PARA VIAGENS INTERNACIONAIS



Viajar, conhecer pessoas, lugares e culturas diferentes é uma atividade das mais prazerosas, mas que também implica responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e à população local. Confira as dicas de boas maneiras para que você seja sempre bem recebido na condição de turista em qualquer lugar do mundo.

1. Respeite a cultura e a diversidade local. As atividades turísticas devem ser praticadas com respeito pelo patrimônio artístico, arqueológico e cultural.

2. Respeite os direitos humanos. Informe-se sobre os hábitos e a legislação do país visitado, para não cometer nenhuma infração ou desrespeito aos cidadãos. Apoie a economia local adquirindo serviços, produtos e artesanato.

3. Colabore com a preservação ambiental. Respeitar a flora e a fauna é manter o local intacto, preservando suas condições naturais, causando o menor impacto possível à natureza.

4. Antes de sair de viagem, informe-se sobre o local que você vai visitar: a situação sanitária, condições climáticas, e no caso de turismo internacional, verifique também, os serviços consulares, policiais, hospitalares e de emergência.


Viagens Internacionais


• Em viagens internacionais, providencie o passaporte com antecedência. O documento poderá ser emitido pela Polícia Federal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 0800 978 2336 e pelo site da Polícia Federal. Já mostramos um guia de como retira-lo aqui.

• Caso você já possua passaporte, verifique a sua validade. Antes de embarcar, procure tirar uma cópia do passaporte e do visto, para o caso de perda ou extravio dos documentos.

• A cédula de identidade também é válida, mas, apenas para ingresso de brasileiros na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela. A identidade deve ter foto atual e ter sido expedida nos últimos 10 anos. Carteiras de habilitação ou outros documentos não são aceitos.

• Consulte a necessidade de visto e demais condições de ingresso em outros países – como a exigência de vacinas – na embaixada do país de destino. Você confere a lista completa de embaixadas e consulados estrangeiros no site do Ministério das Relações Exteriores.

• Confira se o país de destino permite o atendimento de brasileiros na rede pública de saúde. Na dúvida, procure contratar um seguro internacional de saúde particular e de repatriamento, exigido em vários países, como a França.

• O passaporte é uma exigência legal para ingresso na maioria dos países. Apresente-o à autoridade local, assim que desembarcar, respondendo com seriedade e objetividade todas as perguntas dos funcionários da imigração.

• Se informe também sobre outras opções de seguro de viagem disponíveis, inclusive cobertura nos casos de risco de morte acidental e invalidez total, parcial ou permanente.

• Caso você faça uso regular de medicação, leve a quantidade suficiente para todo o período que você estiver viajando, pois nem sempre será possível adquiri-lo em outros países. Em todo caso, leve a receita com você, pois alguns países proíbem o ingresso de fármacos sem receita médica.

• Compras e demais bagagens trazidas do exterior devem seguir as regras da Receita Federal para ingresso no Brasil. Consulte as orientações no site da Receita Federal, aba “Aduana e Comércio Exterior”, seção “Viajantes”. Ou baixe o aplicativo para smartphones que falamos aqui.

• Alguns produtos agropecuários, especialmente em voos internacionais, com destino ao Brasil, não podem ser transportados. Confira a lista desses produtos no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.



Previna-se 

Ao comprar um pacote turístico, você deve assinar um contrato, onde devem constar todos os serviços adquiridos, bem como os seus direitos e deveres. Leia atentamente o contrato e só assine depois que tirar todas as dúvidas, principalmente sobre os casos de cancelamento, alteração ou transferência dos serviços contratados.


A Piutur trabalha de forma idônea. Temos um histórico de atendimento e de serviços prestados impecável e confiável, com mais de 10 anos de experiência no mercado.

Fonte: Site do Ministério do Turismo