24 de setembro de 2012

A TORRE INVERTIDA DE PORTUGAL



A Torre Invertida é um mergulho vertiginoso em símbolos e mistérios. Ela faz parte da Quinta da Regaleira, propriedade datada de 1892 e cujos detalhes mais intrigantes parecem ter sido planejados por seu proprietário, o aristocrata Dr. António Augusto Carvalho Monteiro.

Filho de portugueses, nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em Portugal. Homem de letras, notável colecionador e admirador de livros, um homem de cultura e riqueza – conhecido inclusive como “Monteiro dos Milhões”, estudou a fundo a maçonaria e a alquimia.

Para chegar até a incrível torre, também conhecida como Poço Iniciático, é preciso passar por uma porta de pedra,que, graças a um mecanismo oculta, gira. Ela é tida como um espaço de sagração, pois, segundo conotações herméticas e alquímicas, lá se intensifica a relação entre a Terra e o Céu.

Ao invés de erguer-se em direção às nuvens, de quinze em quinze degraus, seus nove andares afundam na terra, lembrando os 9 infernos pelos quais Dante teve de passar para chegar a sua amada Beatriz, no clássico A Divina Comédia.

Ao descê-los, é possível observar que patamar é sustentado por colunas preciosamente trabalhadas e, finalmente, quando chegamos ao fundo (ou topo?!) da Torre Invertida, é encontramos uma bela cruz templária gravada em embutidos de mármore e uma estrela de oito pontas.

E então é possível explorar o mundo subterrâneo das galerias, algumas naturais, outras construídas artificialmente. Elas formam um verdadeiro labirinto, muitas vezes povoado por morcegos. Quando finalmente encontra-se a saída, vem a surpresa de um cenário cheio de luz, projetado nos mínimos detalhes: a belíssima propriedade, enfeitado por fontes e esculturas fantásticas.


Fonte: Uol