17 de maio de 2013

REGIÃO ALSÁCIA #DESTINOS


No cruzamento das estradas mais antigas da Europa, a Alsácia é um ponto de convergência entre o norte da Itália, Escandinávia, Europa Central e Paris.

Situada nas margens do rio Reno, a fronteira cultural e linguística romana e germânica, esta região e sua capital Strasbourg ocupam uma posição estratégica no centro da Europa. Por essa razão, sua capital foi escolhida como sede das instituições europeias.

Essa região concentra uma paleta de emoções:
- uma identidade forte culturalmente;
- um patrimônio cultural rico;
- uma gastronomia conhecida internacionalmente, vinhos saborosos e ambientes naturais preservados de grande diversidade: montanhas, planícies, vinhas, florestas profundas.


Do lado gastronômico 

A Alsácia recebe as mesas sofisticadas dos maiores Chefs que sabem casar a tradição ao refinamento culinário dos mais audaciosos, ela conta com o maior numero de restaurantes estrelados Michelin (após Paris), dentre eles cozinheiros ilustres como Marc Haeberlin (L’Auberge de L’Ill***).

Com uma rota de vinhos de 170 Km (considerada por muitos como a mais bela da França), enriquecida por 7 diferentes tipos de uvas e um crémant refinado, ela oferece magnificas paisagens vinícolas, com castelos e aldeias medievais. A rota dos vinhos da Alsácia revela um panorama deslumbrante sobre a planície do Reno e da Floresta Negra/Schwarzwald elevado no sopé de Voges. Composta com cerca de 4000 pequenos produtores vinícolas, a recepção é um deleite de descobertas de uvas de cave em cave ao encontro da alma da Alsácia.


Do lado natural 

A Alsácia é propicia para todas as descobertas naturais. Seu ambiente preservado há séculos e sua diversidade única na Europa, permitiu o desenvolvimento de todas as formas de caminhada: pedestres, equestres, bicicletas...Dois Parques Nacionais Naturais, no maciço de Vosges, oferecem um fauna e uma fauna que não se pode perder.


Do lado cultural 

A Alsácia reúne depois de Paris, o maior número de museus e de locais culturais, incluindo o museu do Automóvel e do Trem em Mulhouse, além do Unterlinden e o Issenheim em Colmar, e o museu de Arte Moderna e Contemporânea de Strasbourg.

140 museus no espaço Rhénan são acessíveis com um passe, que permite também a visita de outros tesouros da Alsácia, como o museu de Bâle e da Floresta Negra. O país do humanismo de Rhine adquiriu ao longo dos séculos uma verdadeira vocação cultural.


Do lado urbano

Colmar, capital dos Vinhos da Alsácia, oferece aos visitantes riquezas da arte da idade média ao renascentismo.

Mulhouse, antiga cidade dedicada as tecnologias e a fabricação têxtil e atualmente a primeira cidade da França após Paris com maior frequência de museus : 12 museus surpreendentes!

Strasbourg, antiga cidade romana, capital cultural europeia, onde o antigo centro é classificado ao patrimônio mundial da Unesco.

Fonte: www.tourisme-alsace.com [Saiba mais]